https://design.revistas.ufcg.edu.br/index.php/designemquestao/issue/feedDesign em Questão2022-08-04T08:05:11-03:00Itamar Ferreira da Silvadesignemquestao@design.ufcg.edu.brOpen Journal Systems<p><strong>Design em Questão</strong> é a revista Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Campina Grande. Esta publicação tem por objetivo divulgar resultados de pesquisas realizadas no Programa e em outras instituições, trocando e difundindo conhecimento em diferentes campos do Design. </p>https://design.revistas.ufcg.edu.br/index.php/designemquestao/article/view/51Uso de HQs no ensino de materiais e processos sustentáveis: uma alternativa de mudança cultural de aprendizado no design2021-12-07T11:42:13-03:00Yasmin Curvelo Doehlycdoehl@gmail.comPaulo Cesar Machado Ferrolipcferroli@gmail.comLisiane Ilha Librelottolisiane.librelotto@gmail.comAna Verónica Paz y Mino Pazminoanaverpw@gmail.com<p>A garantia da sustentabilidade em um projeto envolve o equilíbrio entre três dimensões, a saber: econômica, social e ambiental. Nesse contexto, o conhecimento referente à sustentabilidade é fundamental para todo o profissional envolvido em atividades de projeto e o ensino de materiais e processos está diretamente relacionado a esse contexto. Contudo, a transmissão de conhecimento às novas gerações necessita de abordagens inovadoras, sustentadas pelas mudanças culturais dos últimos anos e pelas diferenças inter e intrageracionais. Este artigo aborda o processo de desenvolvimento de uma série de publicações para ensino de materiais e processos sustentáveis que atendam às demandas de uma nova geração de estudantes da área projetual, sob a forma de histórias em quadrinhos. Para atingir tal objetivo buscou-se por referências em quadrinhos, estudos teóricos e práticos, a partir de um método de pesquisa adaptado ao contexto de pandemia. Os resultados apresentados no presente artigo mostram o desenvolvimento dos personagens da HQ do primeiro volume, detalhando as seguintes etapas: características gerais, personalidades, interações e narrativas.</p>2022-08-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Design em Questãohttps://design.revistas.ufcg.edu.br/index.php/designemquestao/article/view/85Sumário2022-08-02T20:36:34-03:00<p>Sumário</p>2022-08-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Design em Questãohttps://design.revistas.ufcg.edu.br/index.php/designemquestao/article/view/86Editorial2022-08-02T20:43:09-03:00Carla Pereiracarlapereira.ufcg@gmail.com<p>Editorial</p>2022-08-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Design em Questãohttps://design.revistas.ufcg.edu.br/index.php/designemquestao/article/view/87Editorial III Jornada UFCG/UMINHO2022-08-02T20:58:17-03:00Itamar Ferreira da Silva itamarfs0210@gmail.comAntônio Bernardo Mendes de Seiça da Providência Santarémbernardo.providencia@gmail.comWellington Gomes de Medeiroswellingtondemedeiros@gmail.com<p>Editorial III Jornada UFCG/UMINHO</p>2022-08-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Design em Questãohttps://design.revistas.ufcg.edu.br/index.php/designemquestao/article/view/66Competências e ética do designer nas tecnologias da informação: a deontologia de design implícita em textos de profissionais de UX2022-04-14T08:41:33-03:00André Griloandregrilo@outlook.comJúlio Carlos de Souza Van der Lindenjulio.linden@ufrgs.brVinicius Gadis Ribeirovinicius.gadis@ufrgs.br<p>Discorre-se sobre o papel e as responsabilidades do designer no projeto de artefatos digitais, considerando-o como um ator inerente às dinâmicas sociais que influenciam a evolução e o impacto da tecnologia. Para isso, foi adotado o conceito de explicação normativa da tecnologia em diálogo com as abordagens éticas normativas, das quais a deontologia foi utilizada como lente para identificar e analisar textos de profissionais de design de artefatos digitais. O procedimento consistiu na coleta de textos sobre a ética de profissionais de UX no blog internacional UX Collective e na identificação de tópicos frasais correspondentes aos deveres e responsabilidades do designer. Os resultados apresentam uma proposta de classificação dos textos em deontologias implícitas, nas quais foram identificadas como ênfases deontológicas os deveres do designer em relação ao artefato e ao usuário e nas relações de trabalho.</p>2022-08-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Design em Questãohttps://design.revistas.ufcg.edu.br/index.php/designemquestao/article/view/71Correlações e interinfluências dos aspectos visuais na percepção da Qualidade do Valor Ambiental em embalagens 2022-05-24T15:50:15-03:00Thamyres Oliveira Clementinothamyres.oliveira.clementino@gmail.comTiago Lucas Pereira Clementino tiagoluks@gmail.comAmilton José Vieira de Arruda amilton.arruda@ufpe.brItamar Ferreira da Silva itamarfs0210@gmail.com<p>Com foco na comunicação estética, este artigo expõe resultados de uma pesquisa de doutorado em design que explora as correlações e interinfluências dos aspectos visuais na percepção da Qualidade do Valor Ambiental em embalagens. Apresenta um estudo de caso no qual foram desenvolvidas embalagens experimentais e aplicados, para a coleta de dados, métodos inerentes à área de Aprendizagem de Máquina, que foram orientados a fornecer resultados no campo da estética aplicada. Objetivou-se investigar as diferentes influências exercidas pelos aspectos visuais e o impacto deles para a comunicação. Observou-se que os aspectos visuais podem influenciar, positiva ou negativamente, a percepção da embalagem quando associados a outros atributos, o que exige a compreensão acerca das melhores correlações. Constatou-se, ainda, que alguns aspectos tem maior influência que outros, permitindo um ranking, em que se destaca o material, seguido pela cor, superfície, forma e composição. Percebeu-se, no geral, que um aspecto isolado traz pouca influência para a percepção da embalagem, o que gera a necessidade de correlações assertivas.</p>2022-08-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Design em Questãohttps://design.revistas.ufcg.edu.br/index.php/designemquestao/article/view/76A Qualidade Visual Percebida em dispositivos de pulso esportivos: os efeitos da coerência, complexidade e novidade2022-05-18T19:12:31-03:00Renan Cruz da Silvarenan.cruz01@gmail.comLourival Lopes Costa Filholourivalcosta@yahoo.com<p>Este artigo apresenta uma pesquisa que teve como objetivo avaliar os efeitos da coerência, da complexidade e da novidade em dispositivos de pulso esportivos, na qualidade visual percebida. A Teoria das Facetas foi adotada no desenho da investigação empírica, que elegeu o Sistema de Classificações Múltiplas para abordar especialistas (designers do produto), e não especialistas (usuários, nesse caso, corredores de rua), bem como a Análise da Estrutura de Similaridade (Similarity Structure Analysis–SSA) para analisar os dados. As evidências empíricas apontaram que as três categorias estéticas tomadas para estudo – coerência, complexidade, novidade – mostraram-se aderentes à avaliação proposta; que os especialistas são mais influenciados por dispositivos com contraste baixo, complexidade moderada e preferem estilo típico; já os não especialistas optam por dispositivos com contraste médio, complexidade máxima e preferem estilo inovador; e que há consenso nos resultados, entre os dois diferentes grupos, para o estilo inovador, mas inexiste para o contraste e a complexidade.</p>2022-08-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Design em Questãohttps://design.revistas.ufcg.edu.br/index.php/designemquestao/article/view/74A economia criativa e uma análise sobre o papel do designer para o desenvolvimento do setor no Brasil2022-05-31T11:38:15-03:00Danielle Kenya Fragafraga_@hotmail.comLauro Arthur Farias Paiva Cohenlaurocohenn@gmail.comEdson José Carpintero Rezendeedson.carpintero@gmail.com<p>Este trabalho apresenta uma discussão sobre os conceitos relacionados à economia criativa, expõe sua relevância e a contribuição do Design como área do conhecimento para o setor. Através de uma revisão da literatura percebe-se que o potencial criativo ainda não foi aproveitado de forma sistêmica no Brasil, mesmo após anos de investimentos do setor público e privado. O estudo tece considerações sobre o contexto internacional, bem como analisa as aplicações dos conceitos apresentados no território nacional, em tempo, discorre sobre a atuação do designer nessa cadeia. O objetivo empreendido é o de contribuir para a pesquisa em Design, através de análises sobre o estudo da temática. Ao final do texto, indica-se a necessidade de uma atuação efetiva do designer dentro deste contexto e quais contribuições podem ser feitas ao cenário atual, sendo apontadas demandas por políticas públicas e o estímulo de diferentes setores para transformações sociais, econômicas, ambientais e culturais.</p>2022-08-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Design em Questãohttps://design.revistas.ufcg.edu.br/index.php/designemquestao/article/view/75Design de Serviço e experiência do usuário: construção de Personas na avaliação de uma incubadora de empresas2022-06-13T23:51:57-03:00Pablo Marcel de Arruda Torrespablo.marcel@ufcg.edu.brEduardo Jorge Teodósio Gonçalves Nevesej_jorge@hotmail.com<p>O presente artigo tem como objetivo demonstrar a percepção das <em>startups</em> sobre o programa de incubação de empresas da Incubadora Tecnológica Natal Central (ITNC), a partir da perspectiva do serviço prestado. O estudo pretende entender a experiência dos usuários em seu contexto e suas percepções sobre o serviço utilizado, representando, numa perspectiva humanizada, os perfis de clientes da incubadora através de Personas, que no método para mapear experiências, de Kalbach (2016), encontra-se na etapa Ilustrar. Foram utilizados dois instrumentos de pesquisa, um questionário online e entrevistas semiestruturadas, com uma amostra de 38 empresas participantes. Como resultado foram identificados quatro perfis mais comuns inseridos no programa de incubação, posteriormente organizados em dois grupos: 1) a <em>startup</em> era seu primeiro negócio, mas não era a sua única ocupação profissional no momento; 2) a <em>startup</em> não era seu primeiro negócio, mas era a única ocupação profissional no momento. Dessa forma, foi possível identificar e ilustrar qual o perfil dos gestores das empresas, encontrando padrões de comportamento que pudessem ajudar a ITNC a entender qual a experiência que cada perfil teve com o serviço de incubação, servindo de referência para a melhoria do serviço prestado pela incubadora.</p>2022-08-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Design em Questãohttps://design.revistas.ufcg.edu.br/index.php/designemquestao/article/view/77Uma revisão exploratória sobre metodologias de design de interfaces com o usuário para jogos digitais2022-05-31T11:46:57-03:00Daniel Leite Costadaniel.leite.costa@gmail.comNey de Brito Dantasney.dantas@ufpe.br<p>Jogos digitais são uma área do conhecimento em processo de amadurecimento e expansão acadêmica, principalmente em relação as metodologias adotadas em sua <em>praxis</em> e design. O design de interfaces é uma subárea dos jogos digitais que ainda apresenta poucas metodologias formuladas que considerem especificamente as suas particularidades. Este artigo objetiva apresentar um panorama bibliográfico sobre metodologias de design com foco em interfaces para jogos digitais. A pesquisa adotou uma abordagem exploratória, encontrando poucas pesquisas específicas que abarcassem, simultaneamente, o design de interfaces e jogos digitais. No que tange ao resultado, apresenta-se um quadro comparativo que, além das pesquisas relativas ao tema, inclui metodologias de design de interfaces para produtos digitais e/ou ágeis; metodologias que podem ser consideradas paralelas ou análogas ao tema específico. Observando as pesquisas levantadas, conclui-se que existe uma oportunidade para o desenvolvimento de uma metodologia ágil específica para o design de interfaces de jogos digitais, que aborde a acessibilidade deste tipo de artefato enquanto requisito de design.</p>2022-08-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Design em Questãohttps://design.revistas.ufcg.edu.br/index.php/designemquestao/article/view/80O “lugar” como sistema socioecológico: diálogos para a construção de narrativas artesanais localizadas2022-08-02T10:07:23-03:00Sara Maltapg43059@alunos.uminho.pt<p>O diálogo entre o Design e as Práticas Artesanais (Artes e Ofícios) vem assumindo um papel importante na criação de oportunidades de se produzir de forma mais sustentável. No entanto, vários desafios se colocam nesta prática. Na promessa de se renovarem Artes e Ofícios, criam-se artefactos “deslocados” de sua estética, que no lugar de serem o reflexo de património da sua origem e testemunho das comunidades, são “aculturações” vítimas de tendências globais do mercado. Com o objetivo de compreender a importância que o “lugar” pode exercer na transformação socioeconómica, faz-se necessária uma revisão bibliográfica da relação dialógica dos vários conceitos, com referência a dois casos, identificando princípios de pesquisa e ação colaborativa. Com os resultados obtidos, sugere-se uma estrutura teórica, contemplando uma abordagem holística e integradora dos vários sistemas (social e ecológico), com vista à regeneração socioecológica e à criação de um património contemporâneo artesanal participado, autónomo e localizado.</p>2022-08-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Design em Questãohttps://design.revistas.ufcg.edu.br/index.php/designemquestao/article/view/81A participação do Design Inclusivo e da Tecnologia na resolução de problemas de ansiedade em estudantes universitários em pandemia Covid-192022-08-02T14:49:33-03:00Sara Barbosasarafbarbosa06@gmail.com<p>A saúde mental é um problema que cada vez mais afeta a população mundial e, apesar de não ter a devida atenção, está a tornar-se num assunto em evidência na socidade atual. Este trabalho tem como premissa a participação do design inclusivo e da tecnologia na resolução de problemas de ansiedade, com foco nos estudantes universitários durante a pandemia do Covid-19. De forma a conseguir compreender e descodificar este tema foi realizada uma pesquisa para entendimento de como aplicar os processos de design, na criação de uma possivel solução a partir das tecnologias de uso recorrente utilizadas na saúde mental. Assim foi possível ter uma visão do que se encontra agora a ser estudado e onde estão as barreiras e fatores de sucesso aquando o design inclusivo é utilizado juntamente com a tecnologia para ajudar as pessoas com problemas relacionadas com o transtorno da ansiedade.</p>2022-08-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Design em Questãohttps://design.revistas.ufcg.edu.br/index.php/designemquestao/article/view/82O contributo do design na consciência da economia circular para padrões de consumo sustentáveis2022-08-02T15:02:35-03:00Marta Barbosamarta.barbosa2806@gmail.com<p>O presente trabalho surge pelo interesse e urgência de mudança do comportamento consumista do Homem Moderno. Este, apresenta-se como o responsável pela exploração continua e linear de recursos e, consequentemente, pela poluição e desgaste do meio-ambiente, contribuindo para um sistema em crise. Assim, pretende-se explorar de que formas pode o design atuar na adoção da economia circular. Esta, só é viável se, além dos modelos industriais, os modelos sociais e de consumo também se alterarem. O foco de estudo são os padrões de consumo sustentáveis e como estes são influenciados tanto por comportamentos individuais como coletivos, bem como pelo design. Através de uma revisão de literatura assistemática, foi possível avaliar o atual contributo do design na E.C. e analisar as condições necessárias para a implementação de padrões de consumo sustentáveis, bem como metodologias e ferramentas que apoiem o design nesta direção. O design como disciplina tem o poder de compreender as pessoas, influenciar valores, atitudes e desejos. Posto isto, pode influenciar a adoção de comportamentos sustentáveis e circulares, envolvendo indivíduos e comunidades através de metodologias como HCD e design participativo.</p>2022-08-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Design em Questãohttps://design.revistas.ufcg.edu.br/index.php/designemquestao/article/view/83Objetos e narrativas simbólicas em filmes sobre o Nordeste2022-08-02T15:32:47-03:00Victor Leoni Cardoso Saraivavictor.lcs@hotmail.comWellington Gomes de Medeiroswellingtondemedeiros@gmail.com<p>Este texto descreve estudo sobre a representação identitária do Nordeste por meio dos artefatos presentes em cenas de três obras cinematográficas contemporâneas, identificando tanto a instauração quanto o rompimento de estereótipos frequentemente associados à região e ao indivíduo nordestino. O objetivo do estudo consiste em caracterizar os possíveis valores simbólicos e as associações sobre o Nordeste por meio dos objetos, sejam eles de caráter industrial, artesanal ou ornamental. A pesquisa tem caráter explicativo e exploratório, abordagem qualitativa e documental, e premissa socioconstrutivista com estratégia narrativa. Até o presente momento, foram identificados objetos com protagonismo em filmes e com papéis distintos ao seu propósito utilitário inicial, induzindo assim o espectador a associações com estereótipos sobre o Nordeste. Preliminarmente, o estudo indica que, nas obras dos cineastas regionais, há uma humanização dos personagens e das ações que conferem realismo à cena, em oposição às concepções idealizadas por cineastas não nordestinos.</p>2022-08-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Design em Questãohttps://design.revistas.ufcg.edu.br/index.php/designemquestao/article/view/84O estigma pela materialidade: a dimensão simbólica dos equipamentos de auxílio à marcha do ponto de vista dos idosos2022-08-02T19:28:05-03:00Victoria Andrade Colletevictoriaandrade89@gmail.comNathalie Barros da Mota Silveiranathalie.motasilveira@gmail.com<p>A presente pesquisa busca compreender a relação entre forma e estigma, do ponto de vista do público idoso, partindo do princípio de que a configuração dos dispositivos de auxílio à marcha interfere diretamente no processo de aceitação de uso. Inicialmente a pesquisa foi contextualizada sobre o público-alvo, a problemática da mobilidade e o estigma do envelhecimento. Em seguida, foi abordado o ponto de vista de alguns autores que exploram os valores simbólicos, design emocional e dimensão comunicativa, que envolvem fatores como atração, prazer e experiência. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e exploratória. Para obtenção dos dados, será realizado um experimento de sondagem cultural, que envolve questionários, diário de emoção e contato com o artefato. Em seguida, será realizada uma análise da aparência do dispositivo de auxílio à marcha. Espera- se contribuir no âmbito do design com conhecimento acerca dos fatores simbólicos e estéticos do artefato, auxiliando os designers a entender a percepção negativa que existe nos dispositivos de auxilio à marcha.</p>2022-08-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Design em Questão