Interpretação da mensagem visual de uma coleção de vestuário e seu painel semântico por potenciais consumidores

Autores

Palavras-chave:

comunicação visual, design de moda, mensagem visual, vestuário, painel semântico

Resumo

No processo criativo de desenvolvimento de coleções de vestuário, designers de moda necessitam fazer escolhas temático-conceituais, transpondo as informações coletadas em sínteses imagéticas para a materialidade, entregando de maneira efetiva uma mensagem. Dentre os elementos da linguagem visual, a cor, por seu aspecto simbólico, pode desempenhar importante papel para a comunicação destas mensagens.  Isto posto, o presente artigo é parte de uma pesquisa de mestrado no campo do design. Este trabalho consiste em resultados iniciais obtidos mediante exercício de delineamento da pesquisa. Buscou-se analisar se a mensagem visual é compreendida pelos potenciais consumidores quando se compara a intenção, pela leitura da mensagem visual que o  painel semântico evoca, e do trabalho final, pela perspectiva da decodificação da coleção de vestuário. A metodologia adotada para esta pesquisa consistiu na aplicação de questionários a potenciais consumidores, usando os métodos de diferencial semântico e a associação livre de palavras. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente. Como resultados preliminares, no geral, identificou-se que os voluntários não perceberam a mensagem visual da coleção da mesma forma como foi percebida no painel semântico (p < 0,05). Por fim, discute-se o papel da cor nesse processo de decodificação.

Biografia do Autor

Ítalo José de Medeiros Dantas, Universidade Federal de Campina Grande

Mestrando em Design pela Universidade Federal de Campina Grande, Especialista em Comunicação, Semiótica e Linguagens Visuais pela Universidade Braz Cubas e Designer de Moda pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Caicó. Membro dos grupos de pesquisa nacionais Núcleo de Pesquisa em Informação, Linguagens e Usabilidade (UFCG), Grupo de Estudo da Cor (UFCG) e Núcleo de Pesquisas em Têxtil e Vestuário (IFRN). Ainda, é afiliado da Associação Pró-Cor do Brasil e participante dos grupos de estudos internacionais Language of Color e Environmental Colour Design, ambos vinculados a International Colour Association (AIC).

Camila Assis Peres Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Professora Adjunta e membro do Programa de Pós-Graduação do Curso de Design da UFCG. Doutora em Ciências na área de concentração de Design e Arquitetura, possui mestrado em Design pela ESDI/UERJ e graduação em Desenho Industrial (Programação Visual) pela EBA/UFRJ. Líder do Núcleo de Pesquisa em Informação, Linguagens e Usabilidade (UFCG). Afiliada à Associação Pro-Cor do Brasil e participante de grupos de estudo ligados à International Colour Association (AIC).

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Publicado

2021-07-15

Edição

Seção

Artigos