Interpretação da mensagem visual de uma coleção de vestuário e seu painel semântico por potenciais consumidores
Palavras-chave:
comunicação visual, design de moda, mensagem visual, vestuário, painel semânticoResumo
No processo criativo de desenvolvimento de coleções de vestuário, designers de moda necessitam fazer escolhas temático-conceituais, transpondo as informações coletadas em sínteses imagéticas para a materialidade, entregando de maneira efetiva uma mensagem. Dentre os elementos da linguagem visual, a cor, por seu aspecto simbólico, pode desempenhar importante papel para a comunicação destas mensagens. Isto posto, o presente artigo é parte de uma pesquisa de mestrado no campo do design. Este trabalho consiste em resultados iniciais obtidos mediante exercício de delineamento da pesquisa. Buscou-se analisar se a mensagem visual é compreendida pelos potenciais consumidores quando se compara a intenção, pela leitura da mensagem visual que o painel semântico evoca, e do trabalho final, pela perspectiva da decodificação da coleção de vestuário. A metodologia adotada para esta pesquisa consistiu na aplicação de questionários a potenciais consumidores, usando os métodos de diferencial semântico e a associação livre de palavras. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente. Como resultados preliminares, no geral, identificou-se que os voluntários não perceberam a mensagem visual da coleção da mesma forma como foi percebida no painel semântico (p < 0,05). Por fim, discute-se o papel da cor nesse processo de decodificação.