Ferramenta para avaliação das dimensões afetiva e comunicacional em componentes de produtos digitais

Autores

Palavras-chave:

avaliação de produtos digitais, semântica do produto, emoção, experiência do usuário

Resumo

Este artigo apresenta fundamentos teóricos/conceituais utilizados na concepção de uma ferramenta para avaliação das respostas de usuários aos componentes da interface gráfica de aplicativos, tendo como foco reações afetivas e princípios da comunicação dos produtos quanto aos componentes de usabilidade em aplicativos para smartphones. Foram explorados princípios tanto emocionais como de comunicação, incluindo: auras de efeito, design emocional, prazeres com produtos avaliação do produto e semântica do produto. A ferramenta de avaliação está composta por três fases: (a) análise semântica de componentes de produtos digitais pelo pesquisador; (b) avaliação dos usuários visando reações afetivas; e (c) caracterização das dimensões afetivas das respostas dos participantes a partir da dimensão de comunicação. Com base na fundamentação teórica apresentada, considera-se que o roteiro de avaliação proposto permitirá identificar experiências positivas ou negativas de uso, assim como percepções acerca da comunicação dos atributos de aplicativos.

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Publicado

2021-07-15

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Artigos