Uso de HQs no ensino de materiais e processos sustentáveis: uma alternativa de mudança cultural de aprendizado no design

Autores

  • Yasmin Curvelo Doehl Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC https://orcid.org/0000-0002-1868-280X
  • Paulo Cesar Machado Ferroli Universidade Federal de Santa Catarina -– UFSC
  • Lisiane Ilha Librelotto Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
  • Ana Verónica Paz y Mino Pazmino Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Palavras-chave:

Materiais, Sustentabilidade, Design, Ensino, Histórias em quadrinhos

Resumo

A garantia da sustentabilidade em um projeto envolve o equilíbrio entre três dimensões, a saber: econômica, social e ambiental. Nesse contexto, o conhecimento referente à sustentabilidade é fundamental para todo o profissional envolvido em atividades de projeto e o ensino de materiais e processos está diretamente relacionado a esse contexto. Contudo, a transmissão de conhecimento às novas gerações necessita de abordagens inovadoras, sustentadas pelas mudanças culturais dos últimos anos e pelas diferenças inter e intrageracionais. Este artigo aborda o processo de desenvolvimento de uma série de publicações para ensino de materiais e processos sustentáveis que atendam às demandas de uma nova geração de estudantes da área projetual, sob a forma de histórias em quadrinhos. Para atingir tal objetivo buscou-se por referências em quadrinhos, estudos teóricos e práticos, a partir de um método de pesquisa adaptado ao contexto de pandemia. Os resultados apresentados no presente artigo mostram o desenvolvimento dos personagens da HQ do primeiro volume, detalhando as seguintes etapas: características gerais, personalidades, interações e narrativas.

Downloads

Publicado

2022-08-04

Edição

Seção

Projetos