Reflexões sobre o design na educação básica: investigação de projeto como prática pedagógica

Autores

  • Polyana Ferreira Lira da Cruz Universidade Federal de Campina Grande – UFCG
  • Juscelino de Farias Maribondo Universidade Federal de Campina Grande – UFCG https://orcid.org/0000-0002-0164-9800

Palavras-chave:

atividade de projeto em design, atividade de projeto na educação básica

Resumo

O objetivo desta pesquisa de Mestrado que teve como objeto de estudo, a atividade de projeto como prática pedagógica, foi investigar a possibilidade de contribuição da área do design, projetistas legitimados para o contexto educacional básico atual. Por tanto, se fez necessário compreender os fundamentos que envolvem a prática nas duas áreas distintas, design e educação básica.  Na pesquisa de campo foram analisados projetos desenvolvidos por professores do ensino básico fundamental da cidade de Campina Grande, situada no estado da Paraíba. Como resultado foram apresentadas as semelhanças e as diferenças entre as bases teóricas e práticas desta atividade nos dois contextos, identificando as habilidades e competências trabalhadas nos alunos em cada projeto. Concluiu-se o trabalho, afirmando que o design pode ser um agente auxiliador da educação, pois as características próprias da sua prática projetual trabalha de forma integrada habilidades e competências importantes e necessárias à educação básica atual e do futuro.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Artigos