Gestão identitária de produtos com características regionais: uma proposta de ferramental
Palavras-chave:
Produtos com características regionais, identidade local, design e cultura, gestão identitáriaResumo
Em face de transformações socioeconômicas apresentadas pós-Guerra Fria, o papel do Designer tem sido debatido. Fenômenos relacionados à Globalização têm pressionado ao seu exercício uma abordagem mais responsável, que atenda aos anseios sociais contemporâneos, sobretudo de respeito à diversidade cultural. Em meio a essas novas necessidades, frente ao processo projetual, este estudo visa qualificar e propor um método de gestão identitária para produtos com características regionais, considerando o benefício de como impor e expor localidade a estes em seu processo de desenvolvimento. Nesse sentido, são estabelecidos parâmetros para a análise do apelo identitário por parte de seu projetista. Para isso, contou-se como meio de auxílio a àrea de Apoio Multicritério à Decisão, uma vez que se traduz em um conjunto de métodos e técnicas perduráveis de subsídio à tomada de decisão com maior respaldo. Quanto à metodologia utilizada, realizou-se uma pesquisa de caráter exploratório, descritivo e qualitativo, utilizando-se de caso único e decisivo como meio de validação para o instrumental proposto. Os resultados obtidos evidenciaram a operacionalização positiva do método, viabilizada pela exploração bibliográfica referente à tríade "design x cultura x identidade local", atrelada a abordagem multicritério de apoio à decisão.