Correlações e interinfluências dos aspectos visuais na percepção da Qualidade do Valor Ambiental em embalagens
Palavras-chave:
Comunicação, Estética, Percepção visual, Correlação, Interinfluência.Resumo
Com foco na comunicação estética, este artigo expõe resultados de uma pesquisa de doutorado em design que explora as correlações e interinfluências dos aspectos visuais na percepção da Qualidade do Valor Ambiental em embalagens. Apresenta um estudo de caso no qual foram desenvolvidas embalagens experimentais e aplicados, para a coleta de dados, métodos inerentes à área de Aprendizagem de Máquina, que foram orientados a fornecer resultados no campo da estética aplicada. Objetivou-se investigar as diferentes influências exercidas pelos aspectos visuais e o impacto deles para a comunicação. Observou-se que os aspectos visuais podem influenciar, positiva ou negativamente, a percepção da embalagem quando associados a outros atributos, o que exige a compreensão acerca das melhores correlações. Constatou-se, ainda, que alguns aspectos tem maior influência que outros, permitindo um ranking, em que se destaca o material, seguido pela cor, superfície, forma e composição. Percebeu-se, no geral, que um aspecto isolado traz pouca influência para a percepção da embalagem, o que gera a necessidade de correlações assertivas.