Correlações e interinfluências dos aspectos visuais na percepção da Qualidade do Valor Ambiental em embalagens

Autores

  • Thamyres Oliveira Clementino Universidade Federal de Campina Grande – UFCG
  • Tiago Lucas Pereira Clementino Universidade Federal de Campina Grande – UFCG
  • Amilton José Vieira de Arruda Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
  • Itamar Ferreira da Silva Universidade Federal de Campina Grande – UFCG

Palavras-chave:

Comunicação, Estética, Percepção visual, Correlação, Interinfluência.

Resumo

Com foco na comunicação estética, este artigo expõe resultados de uma pesquisa de doutorado em design que explora as correlações e interinfluências dos aspectos visuais na percepção da Qualidade do Valor Ambiental em embalagens. Apresenta um estudo de caso no qual foram desenvolvidas embalagens experimentais e aplicados, para a coleta de dados, métodos inerentes à área de Aprendizagem de Máquina, que foram orientados a fornecer resultados no campo da estética aplicada. Objetivou-se investigar as diferentes influências exercidas pelos aspectos visuais e o impacto deles para a comunicação. Observou-se que os aspectos visuais podem influenciar, positiva ou negativamente, a percepção da embalagem quando associados a outros atributos, o que exige a compreensão acerca das melhores correlações. Constatou-se, ainda, que alguns aspectos tem maior influência que outros, permitindo um ranking, em que se destaca o material, seguido pela cor, superfície, forma e composição. Percebeu-se, no geral, que um aspecto isolado traz pouca influência para a percepção da embalagem, o que gera a necessidade de correlações assertivas.

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Publicado

2022-08-04

Edição

Seção

Artigos