Uma revisão exploratória sobre metodologias de design de interfaces com o usuário para jogos digitais
Palavras-chave:
jogos digitais, design de interfaces, metodologiaResumo
Jogos digitais são uma área do conhecimento em processo de amadurecimento e expansão acadêmica, principalmente em relação as metodologias adotadas em sua praxis e design. O design de interfaces é uma subárea dos jogos digitais que ainda apresenta poucas metodologias formuladas que considerem especificamente as suas particularidades. Este artigo objetiva apresentar um panorama bibliográfico sobre metodologias de design com foco em interfaces para jogos digitais. A pesquisa adotou uma abordagem exploratória, encontrando poucas pesquisas específicas que abarcassem, simultaneamente, o design de interfaces e jogos digitais. No que tange ao resultado, apresenta-se um quadro comparativo que, além das pesquisas relativas ao tema, inclui metodologias de design de interfaces para produtos digitais e/ou ágeis; metodologias que podem ser consideradas paralelas ou análogas ao tema específico. Observando as pesquisas levantadas, conclui-se que existe uma oportunidade para o desenvolvimento de uma metodologia ágil específica para o design de interfaces de jogos digitais, que aborde a acessibilidade deste tipo de artefato enquanto requisito de design.