O contributo do design na consciência da economia circular para padrões de consumo sustentáveis

Autores

  • Marta Barbosa Universidade do Minho – UMINHO

Palavras-chave:

Economia circular, padrões de consumo, comunidade, HCD, design participativo

Resumo

O presente trabalho surge pelo interesse e urgência de mudança do comportamento consumista do Homem Moderno. Este, apresenta-se como o responsável pela exploração continua e linear de recursos e, consequentemente, pela poluição e desgaste do meio-ambiente, contribuindo para um sistema em crise. Assim, pretende-se explorar de que formas pode o design atuar na adoção da economia circular. Esta, só é viável se, além dos modelos industriais, os modelos sociais e de consumo também se alterarem. O foco de estudo são os padrões de consumo sustentáveis e como estes são influenciados tanto por comportamentos individuais como coletivos, bem como pelo design. Através de uma revisão de literatura assistemática, foi possível avaliar o atual contributo do design na E.C. e analisar as condições necessárias para a implementação de padrões de consumo sustentáveis, bem como metodologias e ferramentas que apoiem o design nesta direção. O design como disciplina tem o poder de compreender as pessoas, influenciar valores, atitudes e desejos. Posto isto, pode influenciar a adoção de comportamentos sustentáveis e circulares, envolvendo indivíduos e comunidades através de metodologias como HCD e design participativo.

Downloads

Publicado

2022-08-04

Edição

Seção

Resumos