Competências e ética do designer nas tecnologias da informação: a deontologia de design implícita em textos de profissionais de UX

Autores

  • André Grilo Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
  • Júlio Carlos de Souza Van der Linden Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
  • Vinicius Gadis Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Palavras-chave:

Competências de Design, Deontologia do Design, Experiência do Usuário

Resumo

Discorre-se sobre o papel e as responsabilidades do designer no projeto de artefatos digitais, considerando-o como um ator inerente às dinâmicas sociais que influenciam a evolução e o impacto da tecnologia. Para isso, foi adotado o conceito de explicação normativa da tecnologia em diálogo com as abordagens éticas normativas, das quais a deontologia foi utilizada como lente para identificar e analisar textos de profissionais de design de artefatos digitais. O procedimento consistiu na coleta de textos sobre a ética de profissionais de UX no blog internacional UX Collective e na identificação de tópicos frasais correspondentes aos deveres e responsabilidades do designer. Os resultados apresentam uma proposta de classificação dos textos em deontologias implícitas, nas quais foram identificadas como ênfases deontológicas os deveres do designer em relação ao artefato e ao usuário e nas relações de trabalho.

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Publicado

2022-08-04

Edição

Seção

Artigos