A Qualidade Visual Percebida em dispositivos de pulso esportivos: os efeitos da coerência, complexidade e novidade
Palavras-chave:
Qualidade Visual Percebida; design de produto; Teoria das Facetas; dispositivo de pulsoResumo
Este artigo apresenta uma pesquisa que teve como objetivo avaliar os efeitos da coerência, da complexidade e da novidade em dispositivos de pulso esportivos, na qualidade visual percebida. A Teoria das Facetas foi adotada no desenho da investigação empírica, que elegeu o Sistema de Classificações Múltiplas para abordar especialistas (designers do produto), e não especialistas (usuários, nesse caso, corredores de rua), bem como a Análise da Estrutura de Similaridade (Similarity Structure Analysis–SSA) para analisar os dados. As evidências empíricas apontaram que as três categorias estéticas tomadas para estudo – coerência, complexidade, novidade – mostraram-se aderentes à avaliação proposta; que os especialistas são mais influenciados por dispositivos com contraste baixo, complexidade moderada e preferem estilo típico; já os não especialistas optam por dispositivos com contraste médio, complexidade máxima e preferem estilo inovador; e que há consenso nos resultados, entre os dois diferentes grupos, para o estilo inovador, mas inexiste para o contraste e a complexidade.